Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Intesidade e variáveis de treinamento

Somente treinar pesado sempre não é a única solução que fará você crescer, se você fizer as mesmas coisas sempre, vai ter os mesmos resultados, ou seja, vai se manter no patamar que você está hoje.

Porque o corpo se adapta aos estímulos.

Se você não muda ou aumenta o estímulo, como vai "obrigá-lo" a se superar cada vez mais e tornar-se mais forte?

Intensidade, não é apenas subir a carga, existem várias maneiras de aumentar o estímulo durante o treino: 
  • Aumentar as séries.
  • Aumentar as repetições.
  • Diminuir o tempo de descanso entre as séries.
  • Trabalhar com cadências, por exemplo, segurar 2 segundos na fase máxima do movimento e trabalhar bem lento todo o movimento.
  • Acrescentar isometria, segurar 10s na fase máxima do movimento no final de cada série.
  • Treinar até a falha, fazer quantas repetições forem necessárias, até sentir "queimar", quando sentir, faça mais 2 repetições.

Variáveis 
  • Drop set, diminuir a carga ao final de uma série e fazer mais algumas repetições, geralmente se faz mais repetições que a série inicial, por ter uma carga menor, sem descanso.
  • Bi-set, fazer 2 exercícios um seguido do outro, sem descanso. Faça 1 série de um exercício e sem descanso faça outro exercicio para o mesmo músculo, no final do segundo exercício conta 1 série.
  • Tri-set, mesmo princípio do bi-set, porém com 3 exercicios conjugados.

Todas estas são formas de melhorar seu desempenho a cada treino e garantir um estímulo maior.

Observação: Mas lembre-se, não vá usar todos os métodos de uma única vez, as formas de intensidade, você pode escolher 1 e trabalhar o músculo selecionado por toda a sua série com ele, até ser trocada a ficha novamente, geralmente na média de a cada 8 semanas.

Observação: Já as variáveis, você deve fazer por 1 treino apenas, 1 exercício somente e dá um intervalo de 3-4 semanas pra fazer novamente ou trocar a variável.

Pense na variável de treino como uma maneira de "chocar" os músculos, se você "chocar" sempre, ele acostuma e não vai mais funcionar.

Converse com seu instrutor sobre adicionar esses recursos extras no seu treino, ele vai saber te orientar melhor e a correta execução da técnica.

Até a próxima