Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ovos - Um novo herói


Ovos inteiros durante muito tempo foram tidos como vilões não só no mundo atlético ou culturista, mas também quando inclusos em dieta de sedentários. Seu consumo era restringido em mais ou menos 3 por semana por alguns médicos.

Durante muito tempo, os benefícios e malefícios dos ovos foram discutidos, até hoje ainda gera muita polêmica na área das pesquisas. A realidade hoje em dia com os últimos artigos científicos é que o ovo é sim o herói da historia.


Conheça melhor aqui o mito que se formou em torno desse alimento. Descubra o verdadeiro estudo do ovo e em que ele é benéfico:
Uma proteína de ótimo qualidade e barata, um alimento que sempre foi sempre muito utilizado principalmente por atletas e praticantes de atividades físicas que procuram hipertrofia muscular.

Até hoje infelizmente se escuta muito a frase “Ovo tem muito colesterol e só pode ser consumido 3x por semana” que dependendo da interpretação da frase não podemos dizer que é errado. O ovo tem muito colesterol? Sim. Mas a pergunta é: Esse colesterol tem grande influencia nas taxas do colesterol sanguíneo? Não.

Apesar de ser um tema discutido essa informação já é comprovada a algum tempo, o colesterol dos alimentos tem Pouca influência sobre os níveis de colesterol sanguíneo, o principal nutriente responsável pelo o aumento desse colesterol é a ingestão de gordura saturada. Por isso existem diversos praticantes de fisiculturismo ingerindo mais de 10 ovos inteiros por dia e com colesterol totalmente normal.

Porém como qualquer outro alimento ou nutriente, o ovo deve ser usado com moderação, existem diversas fontes de proteínas, não se prenda a apenas uma.
Procure sempre um Nutricionista para lhe auxiliar na sua dieta, não é um alimento ou um suplemento que faz a diferença, o conjunto e o equilíbrio é que fazem a diferença.

A proteína da clara do ovo faz milagres
A clara do ovo é riquíssima em albumina, uma proteína encontrada no mercado sendo uma das mais completas que existe. A porção branca do ovo(clara) é matéria de primeira para reparar os músculos e prolonga a saciedade por ser uma proteína de longa absorção.

O que muitos cientistas de hoje descobriram é que todos nós devemos incluir os ovos no seu café da manha, para fortalecer a refeição. E para os praticantes de musculação antes de dormir para ajuda ao corpo não catabolizar, ou seja, perde massa muscular. Totalmente funcional para qualquer pessoa que deseja ter uma boa saúde.

A clara do ovo segundo estudos tem o poder de saciedade, prolonga a fome ou seja, ajudando na perda de quilos. A albumina encontrada em abundância na clara do ovo é uma proteína de primeira, pois e nela que se encontra todos aminoácidos essenciais para o funcionamento do corpo humano.”Alguns deles participam de forma neurotransmissores”.

Albumina
É uma proteína de extrema importância na regulação da saciedade e para completar ela possui 88% de água em sua composição ajudando a ativar o aumento da formação de gases no intestino. Esse é o único maléfico da clara, se consumida em excesso pode causar um estofamento do estômago o famoso estômago dilatado, pelo excesso de gases. Por isso muitos associam a albumina com engordar.

Uma das funções mais conhecidas da albumina é reforçar a musculatura. Dentro do estômago a albumina é quebrada em várias partículas de aminoácidos, que ficam a disposição para reconstruir ou construir qualquer célula do corpo.

Para os praticantes de musculação que vão precisar em cheia desse processo de restauração muscular feito pela albumina é feita uma média de oito claras por dia para pessoas que praticam atividade física intensa ou moderada. Portanto é um dos suplementos básicos para atletas.

O suplemento albumina é obtido por meio da desidratação da clara: 25 delas corresponde a 100g do pó. A recomendação indicada é 1g por quilo de peso. Mesmo que a pessoa não pratique atividade física pode incluir em sua dieta contando que em menor quantidade. O resultado obtido é o mesmo com a clara do ovo. O grande uso da proteína pode causar vários fatores de risco entre eles: problemas nos rins, fígado, órgão onde a albumina é quebrada em forma de aminoácidos.

Atualmente...
Muitos pontos foram desmistificados a respeito de seu consumo na íntegra. Consumir 3 ovos inteiros por dia (atletas) e 1 ovo inteiro por dia (sedentários) é algo um tanto quanto normal, mas que ainda gera medo.

Em primeiro lugar, vamos considerar a hipótese de que o ovo realmente traga malefícios quando consumido em maiores quantidades. Se você possui um estilo de vida saudável, sem bebidas, drogas, fumo e outros, o ovo seria apenas uma falha na sua vida (e uma falha que de qualquer forma também traria alguns tantos benefícios). Enquanto uns se drogam, você consome ovos. O que será pior?

Mas, como já dito, isso não é uma falha. Logo, vamos primeiro deixar claro que o conceito de “más” e “boas” gorduras caíram por terra. As “boas” gorduras foram cientificamente comprovadas como causadoras de algumas infecções e as “más” como responsáveis e matérias primas para algumas produções hormonais.

Desta forma, ambas possuem malefícios e benefícios dentro de uma dieta coerente e equilibrada. Em segundo lugar o ovo inteiro possui uma cadeia completa de inúmeros aminoácidos (como BCAAs, por exemplo) que podem ajudar a aumentar a síntese proteica, disponibilizando mais matéria prima.

E, por último mas não menos importante, os níveis de consumo de colesterol de um praticante de musculação deve ser maior, afim de suprir as necessidades de produção de testosterona, por exemplo.

Será que não vale a pena começar a consumir maiores quantidades de ovos em sua dieta?