Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Será que as mulheres devem treinar como os homens?

Muitas mulheres tem esta dúvida, e ficam com medo de pegar pesado na academia com receio de ficarem masculinizadas, então fica a dúvida, as mulheres devem treinar como os homens? A resposta é sim.

Por gerações o sexo feminino foi visto como o sexo fraco. Isto é simplesmente mentira. Força e velocidade não são um monopólio masculino. Homens e mulheres tem a mesma capacidade de desenvolver força e velocidade. Considerando a massa sem gordura do corpo, a mulher tem quase a mesma força que o homem, se os músculos dos dois sexos pudessem ser isolados em um ambiente e expostos aos mesmos estimulos musculares, ambos cresceriam na mesma velocidade. Porém quando falamos em hormônios e metabolismo, os ambientes variam entre o homem e a mulher. A mulher tem fibras musculares menores e geralmente tem menos força total nos músculos.


Treino por sexo:
Não existe treinos específicos para um determinado sexo. Geralmente o que funciona para um homem, também funciona para a mulher. Como mencionado anteriormente, a mulher tem uma habilidade biológica semelhante ao homem para adquirir força, mas não conseguirá conquistar a mesma quantidade de massa muscular devido as diferenças hormonais.

Hormônios e o Corpo:
Os hormônios sexuais contribuem criticamente para as várias diferenças entre os sexos e também na resposta ao treinamento. Ambos os sexos produzem os hormônios testosterona e estrogênio, porém a quantidade que são produzidos é significativamente diferente. Os homens produzem até 10 vezes mais testosterona e menos estrogênio que as mulheres.

Observação: A maioria das fisiculturistas femininas de elite que aparecem em várias revistas de Fitness, conseguem conquistar aquela quantia de massa muscular com a ajuda de esteróides anabólicos androgênicos.

Na adolescência as mulheres começam a excretar grandes quantidades de estrogênio logo no inicio da puberdade, o que gera um impacto significativo no crescimento do corpo.

A bacia fica mais larga, os seios aumentam e o corpo começa a acumular gordura. Estrogênio também aumenta a velocidade do crescimento ósseo, no qual acaba em 2 a 4 anos após o começo da puberdade. Conseqüentemente, as mulheres adolescentes crescem mais rapidamente por alguns anos, mas depois não crescem mais.

Homens:
Nos homens a testosterona para de ser secretada no nascimento e volta durante toda a puberdade.

Os homens tem um período maior de crescimento e geralmente conseguem uma estatura maior. Quanto maior a testosterona que um homem produz, maior é a quantidade de massa muscular e óssea comparado com uma mulher. Homens desenvolvem ombros mais largos, quadris mais finos e peitoral mais expandido, eles também tendem a depositar o acúmulo de gordura na barriga e nas costas, ao contrário das mulheres que acumulam a gordura nos quadris e pernas.

Embora a testosterona e o estrogênio serem anabólicos, a testosterona é a principal responsável pelo aumento do tecido muscular e hipertrofia. Mas isto não quer dizer que mulheres não possam ganhar massa muscular e força.

Músculos e Força:

Em termos de fisiologia e a habilidade de produzir força, os músculos são idênticos no homem e mulher. A diferença que existe é na porção total de massa muscular, apenas 24% de um corpo feminino típico é constituído de massa muscular, contra 40% do corpo masculino.

A força dos grupos musculares inferiores são semelhantes no homem e na mulher. Homens são mais fortes nas partes superiores devido ao desenvolvimento avantajado desta região, como foi explicado anteriormente.

Conclusão:

Naturalmente uma mulher com produção de hormônios típica, nunca poderá conquistar a mesma quantidade de massa muscular que um homem, exatamente por este motivo as mulheres não devem ficar preocupadas com os “supostos” efeitos masculinizantes da musculação.

Como vimos, a principal diferença entre o homem e a mulher é a produção hormonal, em questão muscular fisiológica somos iguais.