Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Evitando que os níveis de testosterona caiam

Como já foi visto anteriormente a testosterona diz muito sobre o ganho de massa muscular e líbido, por ser um hormônio tão importante falarei um pouco sobre fatores que influenciam na queda dos seus níveis.

Igualmente importante como aumentar seus níveis de testosterona, é essencial prevenir que eles jamais fiquem baixos e venham a causar perdas em nosso corpo.

Segue abaixo uma série tem itens como obsedidade, stress, alcool, diabetes, medicamentos overtraining, entre outros que devem controlados para manterem seus níveis de testosterona sempre altos.



Como prevenir os níveis de testo de ficarem baixos?
Obesidade: Baseado no mecanismo de como funciona testosterona – estrogéneo, o aumento de estrogéneos vai fazer com que diminuam os níveis de testosterona circulante. Gordura excessiva faz produzir mais estrogéneos devido a as células de gordura. Então, quanto mais gordura há, mais estrogéneo existe no sangue e menos testosterona.
O abuso do uso de drogas e álcool: O álcool tema propriedade de inibir a nossa habilidade de remover o estrogéneo do sangue por acção stressante no sistema nervoso central e também pelo decréscimo dos níveis de zinco.
Stress: O stress eleva os níveis de cortiscoroides no sangue, que causa decréscimo dos valores de testo no sangue.
Medicamentos: Alguns medicamentos, incluindo estrogéneos e progesterona, diminuem os níveis da hormona luteinizante (LH). LH é a hormona responsável pela produção das hormonas esteróides.
Diabetes: Estudos sugerem que há uma ligação entre a diabetes tipo II e níveis de testosterona baixos.
Hipertensão e níveis altos de colesterol: Estes dois podem fazer com que haja diminuição de fluidez de circulação do sangue, assim diminuindo a circulação de sangue até aos órgãos de produção de hormonas sexuais.
Idade: É um fato que depois dos 40 a testosterona desce cerca de 1% por ano. Não podemos fazer muito acerca disso. No entanto podemos tentar manipular a testosterona de outras maneiras.
Dietas com poucas gorduras: O consumo de poucas gorduras provoca o aumento de SHGB, o que significa uma coisa – menos testosterona livre. É considerado que gorduras monosaturadas tem um papel importante nos níveis de testosterona e na sua disponibilidade,
Overtraining: Pode contribuir para quebras até 40% nos níveis de testo. É por isso que é importante que se repare nos primeiros indícios de overtraining e dar ao corpo uma semana ou duas de merecido descanso.
Falta de descanso/sono: Se não estás a dormir o suficiente o corpo não recupera bem, o que causa menos testosterona e mais corticosteroides a serem libertados. Só para mencionar corticosteroides como o cortisol são de facto hormonas catabólicas o que significa que usam massa muscular para dar energia ao cérebro e coração. A Vitamina C. Ela suprime a libertação do cortisol. Cortisol faz baixar os níveis de testo. Logo se houver menos cortisol, mais testosterona.