Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Melhore seus ganhos na academia

O treino serve para estimular o crescimento muscular, aplicando uma sobrecarga no corpo ele se vê obrigado a se desenvolver e se acostumar com o novo ambiente que estamos submetendo-o.

Engane o seu corpo
Sabendo que o treinamento com pesos obriga o corpo a crescer e se adaptar, uma ótima dica é enganar o corpo e faze-lo crescer de forma constante. Por exemplo: se você ficar muito tempo com o mesmo tipo de treino e peso, o seu corpo se acostuma e você não terá mais os mesmos ganhos que no início, porém se você mudar o seu treinamento constantemente o seu corpo nunca vai conseguir se adaptar, ou seja, seu corpo sempre estará recebendo novos estímulos para crescer.


Treine para você, não para os outros
O maior erro dos iniciantes e até de alguns experientes é o excesso de carga e a má execução dos exercícios. É o velho caso do cara que quer mostrar para os outros que consegue erguer bastante peso no supino, aí tem que pedir ajuda para outra pessoa e a mesma acaba fazendo mais força do que ela.

Fazendo isso você não está mentindo para os outros, os únicos que ficam impressionados com isso são outros iniciantes que fazem a mesma coisa que você, os usuários mais avançados sabem que se você se aventurar a fazer sem ajuda vai acabar no pronto-socorro.

O maior enganado nessa história é você mesmo, pois além de estar fazendo com um peso que você não aguenta, está prejudicando o seu próprio crescimento. Quem tem que treinar para ganhar massa muscular é você e não os outros. Treine com um peso adequado para você, faça-o de forma correta e cadenciada, desça o peso lentamente. Você até pode pedir ajuda, porém para conseguir mais duas repetições no final de uma série por exemplo.

Quando o assunto é treinamento: mais significa menos
Não vai ser treinando 6 dias na semana que você vai conseguir um corpo de fisiculturista, é muito mais provável que você esteja perdendo massa muscular com esta prática. O corpo não cresce durante o treinamento e sim durante o descanso, se você não der tempo para o seu corpo se recuperar é impossível ganhar massa muscular. Um treinamento com apenas 3 dias por semana pode gerar muito mais resultados se executado de forma correta.

Alterne entre máquina e peso livre no mesmo treino
Nunca faça um treino somente em máquinas articuladas, sempre dê preferência ao peso livre. O que realmente vai te fazer ganhar massa muscular é peso livre, a máquina é uma ótima aliada apenas para complementar o treino. Em um treino de peito por exemplo, nem de longe supino com peso livre se compara a supino feito na máquina. Você pode fazer um treino com supino reto, inclinado e complementar com voador na máquina.
Alterne entre barra e halteres
Uma ótima dica para variar o seu treino ainda mais é alternar entre exercícios com barra e alteres, supino reto com halteres, desenvolvimento com halteres, entre vários outros que você pode fazer tanto com barra como com halteres.