Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O dilema de perder gordura - Parte 3 (Disciplina)


Encerrando este post sobre o dilema de perder gordura, fica abaixo a última parte a ser compreendida, e muitas vezes é a mais complicada. Ela que implica o nosso sucesso nesta longa jornada.

Ela envolve muito mais de nós mesmos, abrange a nossa vontade de querer atingir um objetivo, da persistência, da luta contra a nossa mente que tenta nos trapacear a todo momento, esperando um deslize para colocar todo nosso trabalho a perder.


Ser disciplinado:

1. Ser Regular
2. Ser Crítico
3. Ser Honesto consigo mesmo


De nada adianta esforçarmo-nos se não encontramos em nós a razão do que estamos a fazer, e também não serve treinar até cair para o lado 2 vezes por semana e se largar nos outros dias. 


Roma também não se fez num dia e de nada serve portarem-se bem 1 semana e não se portarem bem na outra. Tem que manter o plano constante durante um período de tempo razoável para obter resultados e ser disciplinado nesse período. Eu sugiro fazerem micro ciclos de 2 meses, ao fim desse tempo muda-se algumas coisas na dieta, no treino e nos aeróbicos.

Ser crítico consigo mesmo é o mais difícil porque nós queremos sempre ver resultados depressa e podemos ter a tendência a vê-los antes de tempo ou não os ver simplesmente. Nada neste esporte é 100% certo porque há variáveis que não controlamos mas há que optar por uma certa lógica e ver os resultados, entender o que pensamos e também escutar as críticas construtivas que recebemos.

Ser honesto também é ser crítico, tem que saber os verdadeiros motivos pelo qual você segue o plano, se quer mesmo atingir os objetivos e se o vai seguir durante o tempo a que se propõem.

Traçar objetivos gerais e específicos que funcionem como impulso e nos motivem, metas irrealistas de nada servem e acaba por levar à frustrações. Podemos concluir que as etapas fundamentais para elaborar um plano para perder gordura adequado e com sucesso são:

Auto-disciplina
Objetivos realistas
Motivação
Dieta equilibrada e adequada (não restritiva nem agressiva)
Cardio (Aeróbicos) na intensidade e freqüência certa
Treino de pesos adequado


Abraços!