Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Descubra como tirar proveito da Insulina


Neste post irei mostrar um artigo escrito por Waldemar Guimarães, onde ele explica como tirar proveito da insulina e seus benefícios.

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, sendo o hormônio regulador do metabolismo energético mais importante do organismo. Exerce múltiplas ações sobre o metabolismo e crescimento celular. A insulina transporta proteínas (aminoácidos) e carboidratos ( glucose ) para várias células do corpo.

Em termos simples, guando você toma um copo de suco de laranja, este suco é processado pelo seu sistema digestivo e transformado de frutose em uma forma de açúcar simples denominado de glucose. O aumento da concentração de glucose no sangue provoca a secreção da insulina perfundida em 30-50 segundos.

Não é só a ingestão de açúcares que provoca a liberação de insulina, como muitos ainda pensam, os aminoácidos provenientes da ingestão de proteínas também acionam a insulina, mas em quantidade menor. A quantidade de insulina liberada na corrente sangüínea é proporcional à quantidade de alimento ingerido e também é relativa ao tipo de alimento que se consome. Esta resposta é plotada em um gráfico denominado de índice glicêmico.

Carboidratos complexos tais como a batata, arroz e macarrão tem baixo índice glicêmico, enquanto carboidratos simples tais como açúcar de mesa e glucose tem alto índice glicêmico.

Mas afinal, depois de todo este tecnicismo, qual é a real importância deste hormônio para nós, culturistas?

Ocorre que a insulina tem um efeito anabólico e anti-catabólico. Anabólico porque aumenta o transporte de aminoácidos, principalmente os de cadeia ramificada (BCAA) para dentro do músculo e anti-catabólico porque previne a quebra de proteínas intramusculares. Como mencionamos, a síntese de glicogênio também depende da insulina para transportar a glicose para dentro do músculo a fim de promover recuperação tecidual após exercício físico. Estes efeitos da insulina criam um perfeito ambiente metabólico para o crescimento e reparação tecidual.

Mas ainda não é tão simples assim, ocorre que a insulina pode ser uma faca de dois gumes, isto porque a insulina pode estimular o armazenamento de gordura e a produção de lipoproteína lipase ( LPL ), uma enzima que também trabalha no armazenamento de gordura, quando aumenta os depósitos de gordura, tanto a insulina quanto a LPL são liberadas mais facilmente e em maior quantidade.

Por outro lado, a ausência de níveis adequados de glicose no sangue promove a liberação de um outro hormônio também produzido no pâncreas denominado de glucagon. Insulina e glucagon são denominados de hormônios contra-regulatórios, opõem-se um ao outro.

Quando a concentração de insulina cai, a de glucagon se eleva, ou seja, quando os níveis de glicose no sangue é baixo, o glucagon entra em cena. Ocorre que o glucagon é um hormônio catabólico que irá quebrar tecido para fornecer energia que o corpo necessita para se manter. O glucagon irá promover a degradação de glicose restante e de gordura e como a construção de músculos é secundário será muito difícil aumentar a sua massa muscular.

Bem, mas como controlar a insulina a meu favor ?

Existem regras simples a serem seguidas para que se utilize todo o potencial da insulina como agente anabólico e anti-catabólico e evitar o armazenamento de gordura.

A) Escolha corretamente os alimentos, consuma alimentos de baixo índice glicêmico durante o dia para manter energia constante na corrente sangüínea, evitando assim a oscilação de insulina o que pode causar rompantes de fome, armazenamento de gordura e hipoglicemia;

B) Como o exercício tem efeito tampão sobre a insulina, você tem a possibilidade de durante o treino fazer o uso de bebidas de alto índice glicêmico tais como o Gatorade e o Marathon Estas bebidas normalmente além de glucose vem enriquecidas com minerais e algumas vitaminas, mas se o seu orçamento estiver em baixa, um copo de água e duas colheres de chá de dextrose será o suficiente para ajudar em dia de treinamento rigoroso.

C) Como, aproximadamente, até 90 minutos após o término do treino o corpo tem uma capacidade enorme de absorver nutrientes, é muito conveniente que se eleve os níveis de insulina para aproveitar todo o seu potencial. Desta forma, após o treino é importante que se continue a ingerir líquidos energéticos e que se realize uma refeição altamente protéica, muito baixa ou zero em gordura e rica em carboidratos. Esta fórmula é infalível para uma explosão de insulina e aproveitamento de todo o seu potencial para direcionar os aminoácidos diretamente para dentro da célula muscular.

Lembre-se que, nesta fase, a gordura também tem a sua utilização otimizada pela insulina e a LPL, portanto não ingira gordura nesta refeição. Gorduras também são importantes para os culturistas, principalmente as gorduras essenciais (EFA's).

Por Waldemar Guimarães