Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mantendo os Resultados - Não recupere os quilos perdidos

Parabéns! Conseguiu perder os quilos a mais e sente-se muito melhor.

Mas, agora, faça por manter o seu peso. Isso consegue-se continuando a respeitar os hábitos que seguia na sua dieta e comendo de forma inteligente.

16 dicas que o vão ajudar a concretizar esse obectivo de forma duradoura e saudável.

1. Coma fibras. É vital, porque fornecem poucas calorias, saciam, favorecem o trânsito intestinal e reduzem a absorção de açúcares e gorduras.

2. Prefira lacticínios magros.

3. Modere o consumo de alimentos light. «Está comprovado que não só a pessoa ingere maiores quantidades com a “desculpa” de que é “magro”, como a própria constituição do produto é diferente, podendo causar alergia ou intolerância alimentar (em virtude de corantes e conservantes adicionados, por exemplo)», alerta Iara Rodrigues, nutricionista.

4. Cozinhe ao vapor ou no forno, chapa ou microondas. Evite os fritos.

5. Utilize o mínimo possível de gordura nos guisados e nas sopas. Deixe arrefecer e retire a gordura solidificada.

6. Acompanhe as refeições com molhos pouco calóricos (iogurte magro, vinagre, mostarda…).

7. Beba muita água, cerca de oito copos por dia.

8. Não coma bolos ao pequeno-almoço e lanche. Substitua-os por tostas integrais ou bolachas Maria (normais ou torradas), de água e sal, arroz tufado ou milho.

9. Evite comer muito à noite. Aposte mais no pequeno-almoço e menos no jantar. Esta máxima tem toda a lógica: à noite o metabolismo torna-se mais lento e queimam-se menos calorias.

10. Reduza o consumo de carne e enchidos. Prefira peixe e aves.

11. Não salte refeições. O próprio processo da digestão pode queimar até 120 calorias. Faça sempre as cinco refeições recomendadas.

12. Não se proíba de comer um determinado alimento. Se o fizer, irá desejá-lo mais ainda. Ingira-o, por exemplo, uma vez por semana.

13. Durma um número de horas suficiente. Quando não o faz o seu organismo produz menos tiroxina, uma hormona produzida pela glândula tiróide cuja função é estimular o metabolismo basal das células. «A sua produção insuficiente promove o aumento do catabolismo (degradação) de hidratos de carbono e lípidos, aumentando consequentemente o apetite», alerta Iara Rodrigues.

14. Recorde-se daquilo que já conseguiu. Compare o seu peso, a sua silhueta e a sua condição física antes de começar a emagrecer e como está agora.

15. Se falhar algum dia não desanime. Ocorrerá de vez em quando. Esqueça o deslize e siga com os seus novos hábitos no dia seguinte.

16. Defina pequenas metas. Cumprindo o seu grande objectivo, procure motivações específicas: tonificar uma parte do corpo ou, por exemplo, reduzir o consumo de álcool pois contém calorias vazias, isto é, sem nutrientes.