Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Treine para você não para os outros...


Este post trata-se sobre o ego de cada um, e como o assunto principal por aqui é o treinamento com pesos. Vamos discutir sobre aquelas pessoas que estão mais preocupadas em treinar para os outros verem do que para alcançar objetivos próprios…


Pessoas colocando cargas na rosca direta que mal aguentam, na execução do exercício tem que ficar igual uma lombriga mexendo a coluna pra ajudar a levantar a carga. Excesso de carga no supino, na qual o parceiro ou colega de academia tem que ajudar na execução e acaba fazendo mais força que o indivíduo que está fazendo o exercício em sí.

E é aí que a pessoa insiste no erro, pois se ela acha que vai ter algum ganho com essa atitude, ela está muito enganada. Uma pessoa com essa mentalidade, não vai se saciar nem com anabolizantes, e vai continuar com os mesmos erros e quando suspender o uso da droga, vai voltar a estaca zero.

Se você que está lendo é uma dessas pessoas que colocam 400kg no leg press, mas não descem nem a metade. Está na hora de rever os seus conceitos.

A pessoa que executa o exercício erroneamente ou com uma amplitude menor, acaba se acostumando a isso, pois só estimula algumas fibras musculares, e até tem um aumento de força, mas só fazendo naquela amplitude. Um exemplo disso é um caso que ocorreu na academia onde treino, o indivíduo ia fazer supino, mas não pedia ajuda, até aí tudo bem.

Colocava 3 anilhas de 20kg em cada lado e fazia o supino reto, o problema é que o cara não descia a barra nem perto da metade do caminho. Certamente ele não começou a treinar utilizando as 3 anilhas de cada lado, foi com bem menos, mas ele foi aumentando a carga com o tempo, porém um dia os instrutores resolveram pegar no pé dele, começaram a falar para ele descer mais, que ele sentiria o exercício muito mais.

Pois bem, o instrutor tirou a barra do suporte para ele e ele desceu, quando a barra passou da metade, despencou e só não caiu com todo o peso e impacto no peito dele, porque o instrutor intervil e salvou o coitado. O rapaz ficou morrendo de vergonha, pois para alguém tentar fazer supino daquele jeito no mínimo era para se mostrar.

Conclusão: Aumentando as cargas excessivamente você não vai conseguir executar o exercício com perfeição, vai acabar tendo um efeito contrário, poderá sofrer lesões e acidentes. Academia não é um lugar de recreação ou qualquer outro desses lugares superficiais onde você tem que manter a impressão e o ego, é para isso que criaram barzinhos e baladas.

A única pessoa que você precisa provar alguma coisa é para você mesmo, dia após dia. Aí você vai me falar que malha justamente para se sentir melhor com as outras pessoas. Ok, mais um motivo para você treinar de verdade e se sentir bem fora da academia. Seja humilde, quando entrar na academia, derrube essas bobagens das suas costas e treine como gente.
Todo mundo que já treinou, com certeza já passou por isso, em querer aumentar a carga para poder inflar o próprio ego. Se sentir bem e mostrar para os outros que você está elevando as cargas, ou mostrar para a gatinha que você é forte. É um caminho por onde todo mundo passa, o problema é insistir no erro.