Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Repetições Perfeitas (Parte 1)

Prática Leva a Perfeição ", é uma expressão comum que está errada. A expressão mais exata seria "A Prática correta leva a perfeição". Por que você está praticando? Para ficar melhor, mais forte, ou mais rápido em seu esporte escolhido.

No estudo da fisiologia humana existe algo chamado o referido princípio.

A sigla SAID significa adaptação específica imposta em uma demanda.
 Em termos simples, você vai ficar bom no que você prática, isso não soa bem? Infelizmente, isso também significa que se você praticar algo errado, você vai ficar realmente bom em movimento ruins. Para compreender com maior precisão o referido princípio exatamente.

Para entender completamente a importância da repetição "perfeita" você precisa ter um entendimento básico da aprendizagem motora.

Existem três "estágios" de aprendizagem motora, cognitiva, associativa, e autônoma.
  • A cognitiva (iniciante, mecânica) fase de aprendizagem é de, aproximadamente, as primeiras mil repetições que você realizar.
  • A associativa (intermediária, mais conexões neurais) é palco das mil repetições a dez mil.
  • Os autônomos (elite) a etapa demora entre cem mil e trezentos mil reps, ou seja,
    aproximadamente três horas por dia durante dez anos com repetições de qualidade .

Outro problema com desempenho nas repetições incorretas, se você está violando uma ou mais das quatro elementos de eficiência, quando esses elementos são combinados você tem a perfeita repetição, os quatro elementos da eficiência são :
1) Forma Perfeita - Lembre-se do referido princípio, não importa se você rasgue cartas ou corre maratonas, você vai práticar a um nível bom, da sua maneira.

2) Dinâmica Alinhamento Postural - A boa postura possibilita a transferência de poder dos seus membros para o seu tronco, o desafio está em manter a postura correta durante o movimento.


3) Sincronizado Respiração - A respiração é uma parte integrante do movimento e da vida, o o melhor - e adequado para o movimento. Não espero um corredor de longa distância, respirar identico a um basista.


4) Balanceando Tensão e Relaxamento - Determinar o nível ótimo de tensão necessária para a tarefa e eliminando as tensões desnecessárias. Exemplo: Correr com punhos tensionados.

Todos os elementos de eficiência estão sujeitos ao referido princípio ...

Tudo o que fazemos é assunto para o referido princípio! Portanto, agora que eu te disse o que mais os atletas estão fazendo errado tem de ser a pergunta, como faço para executar perfeitas repetições?

O caminho para a rep perfeita é fazer exatamente o oposto do que eu disse que está errado. Pior que demora cerca de dez reps boas para corrigir uma má repetição.

Olhe para a parte dois no próximo post.