Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Anticoncepcional e Massa Muscular



Neste post irei falar um pouco sobre a relação dos anticoncepcionais com a hipertrofia feminina, como eles podem prejudicar o desenvolvimento de massa muscular e o porque disto. Retirei um texto que aborda o assunto explicando sobre a ação dos hôrmonios que os anticoncepcionais possuem. Não estou incentivando ninguém a parar de tomar a pílula, apenas conhecer os efeitos dela sobre o organismo. Cabe a cada um tomar a decisão mais sensata.


 "Mulheres jovens que usam pílula anticoncepcional têm mais dificuldades de ganhar massa muscular com exercícios do que aquelas que não tomam a pílula, segundo estudo da Universidade Texas A&M, nos Estados Unidos.

A análise incluiu 73 mulheres saudáveis com idades entre 18 e 31 anos que fizeram exercícios de resistência (como musculação) três vezes por semana durante dois meses e meio e que foram incentivadas a ingerir bastante proteína, para ganho muscular. E os resultados indicaram que aquelas que tomavam pílula anticoncepcional tiveram menor ganho de massa muscular – 2,1%, contra 3,5% daquelas que não usavam contraceptivos orais.

Essa grande diferença foi surpresa para os pesquisadores, que também descobriram que essas mulheres teriam menores níveis sanguíneos de três hormônios “construtores de músculo” e maior concentração de um hormônio “quebra-músculos”. Isso, segundo eles, poderia explicar a relação entre o uso da pílula e menor ganho muscular."

Anticoncepcionais nada mais é que hormônio feminino (progesterona). E este hormônio, é o resposável pela gordura nas mulheres, gordura esta que deixa a pele mais macia, que dá formas arredondadas. Mesmo as que não usam pílula, tem concentrações deste hormônio.

No corpo humano, são 3 os hormônios responsáveis pelo aumento da massa muscular: Testosterona, Gh e Insulina. No texto são citados como "construtores de músculos".

O hormônio "quebra-músculos" que o texto fala seria o cortisol.

Testosterona é mais abundante no homem, mas isso não significa que as mulheres também não possuem, só que em uma quantidade muito pequena. Por isso os homens ganham mais músculos em menos tempo, por causa da testosterona.

A Testosterona e progesterona são antagonistas, ou seja, são opostos. Quando a progesterona está alta, a testo está baixa, (é muito difícil o inverso acontecer, mas há excessões). Então a sua testo já é baixa devido a sua taxa (alta) hormonal natural de progesterona, dai você vai e toma pílula, o que vai acontecer?

Isso mesmo,a taxa de testo vai cair mais ainda, resultando em menos ganho de massa muscular, segundo o texto.

Mas pra quem é casada, tem namorado, com vida sexual ativa, não tem como deixar de se prevenir de uma gravidez indesejada, consciência e juízo á cima de tudo. A não ser que opte por outro meio contraceptivo.