Páginas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Hormônios Anabólicos - Definições

Hormônio do crescimento (GH)
O hormônio do crescimento ou GH é um polipeptídeo e um hormônio sintetizado e secretado pela glândula pituitária anterior. Este hormônio estimula o crescimento e a reprodução celulares em humanos e outros animais vertebrados e promove o aumento da síntese de proteína (anabolismo), fundamental no processo de recuperação e construção dos músculos.

Curiosidade: o Gh é conhecido como a "fonte da juventude". O GH começa a diminuir no corpo à medida que você envelhece. Após os 30 anos, ele reduz em cerca de 25% a cada década. Portanto, quando chegar aos 60, você estará com apenas 25% de sua capacidade original.

Seus benefícios são enormes tanto para aqueles que malham como para aqueles que não praticam atividades físicas, posso citar: diminuição da gordura corporal, redução da flacidez da pele e rugas, restauração dos tecidos capilares e cor dos cabelos, aumento da energia e a função sexual, melhora nos níveis de colesterol LDL/HDL, Restauração do tamanho do pâncreas, fígado e coração, melhora da visão, memória, humor e sono, aumento da resistência e do fluxo sanguíneo, aumento do sistema imunológico e combate à osteoporose.

Testosterona:
A testosterona é um hormônio esteróide produzido, nos indivíduos do sexo masculino, pelos testículos (os quais também produzem esperma e uma série de outros hormônios que controlam o desenvolvimento normal e funcionamento), nos indivíduos do sexo feminino, pelos ovários, e, em pequena quantidade em ambos, também pelas glândulas supra-renais. Vale ressaltar que a síntese da testosterona é estimulada pela ação do LH (hormônio luteinizante), que por sua vez é produzido pela pituitária anterior (adenohipófise ou simplesmente hipófise).

Insulina
A insulina é o hormônio responsável pela redução da glicemia (taxa de glicose no sangue), ao promover o ingresso de glicose nas células. Ela também é essencial no consumo de carboidratos, na síntese de proteínas e no armazenamento de lipídios (gorduras).

É produzida nas ilhotas de Langerhans, células do pâncreas endócrino. Ela age em uma grande parte das células do organismo, como as células presentes em músculos e no tecido adiposo, apesar de não agir em células particulares como as células nervosas.

IGF-1
O IGF-1, simula as acções da insulina e actua em vários mecanismos bioquímicos envolvidos no crescimento e na multiplicação das células.Acromegalia e gigantismo são causados pela produção exagerada de GH e de IGF-1.